Saiba como pilotar melhor a sua moto

        Se você é novo no mundo das duas rodas, você deve estar enfrentando alguns desafios que todo motociclista enfrentou para dominar as motos. Posso garantir que não há uma fórmula mágica que irá fazer você pilotar melhor a sua moto de um dia para o outro, porém um fator muito importante para as pessoas que pilotam motos é o controle do medo. Sim, o medo. Sabemos que as motocicletas são veículos que não oferecem nenhum tipo de segurança, como o cinto de segurança nos carros. Por isso muitas pessoas tem medo de pilotar e até mesmo de andar de moto, enquanto outros se apaixonam pela sensação de liberdade e adrenalina que somente a moto proporciona.

Nesse artigo não importa se você quer aprender a pilotar melhor a sua moto somente para o percurso do trabalho ou porque ama as motocicletas, sempre há algo a aprender.

Controlar o medo

        Controlar o medo é o principal fator para pilotar melhor a sua moto. Não tenha medo de cair! A moto não irá te derrubar, embora muitas vezes ela pareça ter vontades próprias. Muitos tombos e acidentes acontecem porque o piloto se desespera e como reflexo, aciona a manopla do acelerador. Nesses casos, controlar o medo seria a solução mais simples, mas nem todos conseguem.

        Quer uma dica para perder o medo? Ande de moto! Você precisa andar muito de moto, cair alguns tombos, incluíndo os mais bobos, como cair parado ou na grama molhada. Somente quando você começar a andar de moto e isso se tornar um hábito, você terá memórias musculares automáticas e nem precisará mais se preocupar com aceleração, embreagem, freios, equilíbrio e pé no chão.

Tudo acontecerá de forma natural e sem você perceber o quão simples se tornou. Quando chegar a esse nível de intimidade com a moto, você superou o medo de cair, mas não esqueça que sempre haverá o medo de sofrer um acidente. Por isso trouxemos a segunda dica.

Antecipe possíveis situações de perigo

        Você deve estar pensando: “Antecipar situações de perigo? Como faço isso?”.

Pois eu te digo. Devido ao fato do piloto ficar completamente livre em cima da moto, possuímos uma visão panorâmica de tudo que está acontecendo ao nosso redor. Por isso devemos estar sempre com atenção redobrada em tudo que está acontecendo e com o que pode vir a acontecer.

Por exemplo, você está andando em uma rua qualquer e há um cachorro na calçada alguns metros na sua frente. O aconselhável é reduzir ao avistar o mesmo, pois o animal pode simplesmente mudar de direção e atravessar a rua no exato momento que você está passando e assim ocasionar um acidente.

Até mesmo o perigo dos motoristas que esquecem de sinalizar quando pretendem converter para a direita ou esquerda. Algumas dessas situações é possível prever, basta prestar atenção no modo de pilotagem do motorista e sempre que estiver passando ao lado, cuide a direção da roda da frente do carro, somente assim é possível antecipar o movimento e traçar uma trajetória de fuga da colisão. Quando for ultrapassar, certifique-se de que o motorista te viu no retrovisor e somente assim siga adiante com a ultrapassagem.  

Conheça a sua moto

Por último e não menos importante: conheça a sua moto! Não estou falando esteticamente e muito menos sobre decorar a placa dela. Provavelmente, após começar a pilotar moto frequentemente para perder o medo, você começará a perceber as “manhas” que a moto possui, como o ponto da embreagem, carburação e diversos outros fatores.

Nesse ponto, você terá que começar a prestar atenção na sua moto e também nas suas limitações, até chegar ao ponto de “dirigir de olhos fechados” (não aconselhável, apenas uma força de expressão).

Seguindo os tópicos acima, você começará a pilotar naturalmente com sua moto pelas ruas da sua cidade. E não se esqueça, educação no trânsito sempre!