7 cuidados necessários para ter com sua moto nova
Você finalmente comprou a tão sonhada moto 0 km e quer que ela tenha uma vida longa em suas mãos? Pois então você precisa conhecer alguns dos cuidados básicos que você deve ter com a sua moto nova para que ela dure muitos anos e você não tenha problemas futuramente.
Conheça então os 7 cuidados necessários para ter com sua moto nova.
1 - REVISÕES
Se você acabou de adquirir a sua moto nova na concessionária, provavelmente a mesma te dará alguns meses de revisão gratuita. É importante que você siga à risca tudo o que o manual do proprietário e a própria revendedora te fornece. Seguindo as recomendações como a troca de óleo na quilometragem correta e as revisões gerais da moto, isso te garantirá uma economia mensal e garantirá também que a sua moto está tudo de acordo e pronta para rodar no dia a dia. É interessante ressaltar que qualquer alteração que você faça na moto dentro do tempo de garantia, você poderá perder este direito, portanto, é necessário se manter dentro das diretrizes para não perder a garantia.
2 - MOTOR
É fato que os motores a combustão mudaram o mundo e que hoje em dia essas maravilhas da mecânica revolucionaram nossa sociedade. Para isso, é preciso tomar muito cuidado com o óleo desses motores, principalmente os que são 0km. Com motores novos ou recém feitos, é necessário ter um cuidado maior nos primeiros mil quilômetros para que as peças se “assentem” corretamente. Além de “amaciar” o motor, é necessário ter muito cuidado com o nível do óleo e trocar dentro do tempo certo. É necessário também não andar sempre em altas rotações ou cortando giro, pois ações como estas podem reduzir consideravelmente a vida útil do motor.
3 - TRANSMISSÃO
Poucos sabem da importância de uma boa transmissão em uma moto. A transmissão é responsável por toda a força que o motor passa para a roda traseira, ou seja, se a transmissão não estiver sincronizada com todo o resto, a moto provavelmente começará a apresentar problemas mecânicos. Além disso, a moto começa a apresentar um desconforto ao dirigir, e aí começam os problemas.
4 - LUBRIFICAÇÃO
Além da lubricação do motor e da transmissão, também é necessário dar uma atenção a lubrificação dos comandos da moto, ou seja, do manete de embreagem, assim como os manetes dos freios. O mal funcionamento desses comandos, no menor dos problemas pode ocasionar o endurecimento dos manetes e no pior dos casos, pode ocasionar um acidente se os freios não estiverem em bom funcionamento.
5 - LIMPEZA
Os cuidados com a sua moto nova não terminam quando está tudo lubrificado corretamente. Para uma vida longa útil de sua moto nova, é necessário também cuidar da limpeza para que a sujeira não ocasione o desbotamento das cores e dos plásticos, assim como também a corrosão que ocorre nas partes de metal da moto. A limpeza, além de garantir a estética da sua moto, também evitará a corrosão e o desgaste de peças externas.
6 - PNEUS
Os pneus não ficam atrás quando o assunto é prolongar a vida útil de uma moto nova. Os pneus são responsáveis pela estabilidade da moto, assim como o seu mal funcionamento pode fazer com que a moto gaste mais combustível que o normal. Para isso é necessário checar regularmente a calibragem dos pneus para que isso não ocorra ou para que os mesmos não desgastem prematuramente.
7 - ABASTECIMENTO
Obviamente não andamos com um aparelho para medir a qualidade da gasolina no cotidiano, mas é necessário que desconfiemos de gasolina barata. Você já deve ter ouvido o ditado de que “o barato sai caro”. Pois é exatamente isso que pode acontecer quando abastecemos uma gasolina de procedência duvidosa. Abastecer gasolinas “batizadas” durante um longo tempo pode acabar fundindo o motor da moto, por isso é aconselhável somente abastecer em postos de sua confiança para que isso não ocorra.