Quais são as melhores motocicletas para viajar
Para aqueles que são fãs de uma aventura e que gostam de viajar sobre duas rodas, saber quais são as melhores motocicletas para viajar é fundamental.
Se você é um amante de motos e viagens, contar com um veículo seguro e bem equipado deve ser uma prioridade. Afinal, esses são alguns dos fatores que irão influenciar na performance do seu veículo na estrada.
Então, para que você não corra riscos no trânsito e não acabe tendo a sua viagem comprometida por conta da sua moto, esse artigo foi feito para você. Hoje, você irá descobrir quais são as melhores motocicletas para viajar com segurança e garantir muitas aventuras.
Cuidados necessários para a escolha da melhor motocicleta para viajar
Antes de tudo, é preciso levar em consideração alguns aspectos para então poder escolher qual a moto perfeita para viajar. Alguns aspectos além da segurança e do custo-benefício do veículo devem ser levados em consideração.
Para que você tenha a certeza de que fez um bom negócio na hora de comprar uma motocicleta para viajar, separamos alguns cuidados que você deve tomar. Confira:
- Fique atento à ficha técnica do veículo;
- Leve em consideração o tipo de estrada que você pretende percorrer;
- Considere também o peso da moto e o peso da sua bagagem;
- Analise se a performance da moto cumpre o que promete.
Os modelos de motocicletas para viajar
A melhor moto que você irá encontrar para viajar deve ter um destaque maior no seu desempenho, segurança e conforto. Na verdade, você pode viajar com qualquer tipo de moto, do modelo mais básico ao mais equipado.
Cada modelo de moto tem suas próprias características, sendo assim, você deve aliar os modelos às suas necessidades. Dessa forma, você poderá descobrir qual seria a moto ideal para suas viagens. Os modelos de motocicletas que existem para viajar são:
- Touring - Esse tipo de modelo pode comportar uma maior carga além de ter um tanque de combustível grande. Apesar de ser pesada, oferece um desempenho confortável e estável nas pistas.
- Standard - Oferecendo um desempenho melhor do que os modelos Touring por conta de um menor peso, os modelos Standard são bem mais populares. Em geral, esse é o estilo que oferta um maior custo-benefício, podendo ser adaptada para viagem com alguns equipamentos como baú e encosto para passageiro.
- Sport Touring - Como já é sugerido pelo próprio nome, o modelo Sport Touring tem um estilo mais esportivo, porém, é também bastante versátil. Além disso, tem um ótimo desempenho e curvas mais sinuosas.
- Big Trail - Desde estradas de terra até o asfalto, esse é o modelo ideal para quem pretende percorrer ambos lugares. Em geral, apesar de pode ser adaptada e equipada, esse modelo pode sair mais barato que uma motocicleta Touring.
As melhores motocicletas de cada modelo para viagem
Harley-Davidson Electra Glide Ultra Classic - A Harley-Davidson é referência nas motos estilo Touring e, quanto à essa motocicleta, não seria diferente. Apesar de ser um modelo mais clássico daquelas motos de viagem que aparecem em filmes, a Electra Glide conta um ótimo conjunto de desempenho, qualidade, espaço e conforto.
Sua potência pode chegar até 79 cavalos e ela é alimentada por injeção eletrônica de combustível sequencial, contando com um câmbio de 6 velocidades e partida elétrica.
Honda Shadow 750 - Já para representar o modelo Standard, a Honda Shadow 750 tem um motor de 4 velocidades e injeção eletrônica com partida elétrica. Além disso, a motocicleta conta também com uma potência de 45 cavalos e um câmbio de 5 velocidades e transmissão final por cardã.
Kawasaki Ninja 250R - No modelo Sport Touring, a Kawasaki Ninja 250R não poderia ficar de fora. Sendo um dos modelos esportivos favoritos de muitos por conta de seu design e desempenho, a Kawasaki Ninja agrada muitos motociclistas.
Quanto ao seu desempenho, a Ninja 250R tem 2 cilindros paralelos, ignição eletrônica e é alimentada por injeção eletrônica. Além de ter partida elétrica, sua potência pode chegar a 33 cavalos e tem um câmbio de 6 marchas com transmissão final por corrente.
BMW R 1200 GS - Para finalizar, a grande representante da Big Trail, a BMW R 1200 GS. A motocicleta conta com 4 tempos e 2 cilindros opostos, injeção eletrônica digital, partida elétrica e ignição eletrônica.
A BMW R 1200 GS tem uma potência de 100 cavalos, câmbio de 6 marchas com transmissão final por cardã e um motor estrutural. Além disso, conta com um design moderno feito para rodar nas estradas com estilo.