6 dicas para evitar que sua moto seja roubada
Diariamente assistimos notícias nos meios de comunicação e com isso percebemos o aumento da violência, principalmente, nas grandes cidades. Com a violência, está aumentando também o número de roubos de motos e muitas vezes as vítimas não investem em uma forma de proteger a si e a sua moto de possíveis furtos. É praticamente impossível saber quando você será a vítima, então, que tal conhecer alguns métodos e produtos para proteger você de possíveis furtos?
Aqui vai uma pequena lista com 6 dicas para evitar que sua moto seja roubada.
1 - Estacionamento
Essa parece uma dica pouco útil, porém, vamos começar com o básico. A primeira atitude para evitar que sua moto seja alvo fácil de ladrões, é necessário escolher um local apropriado para estacionar, como uma rua bem movimentada ou algum lugar que você possa dar uma olhada na moto de tempos em tempos. Deixá-la em uma rua abandonada só dará mais oportunidade e confiança para os ladrões que já não se importam muito em praticar seus roubos em plena luz do dia. Portanto, sempre que possível, escolha uma rua movimentada, com bastante iluminação e que seja possível você dar uma “espiada” na moto as vezes.
2 - Travas
Todas as motos fabricadas atualmente possuem um sistema anti furto que não é nada mais, nada menos que a trava do guidão. Com esta trava, deveria ser impossível dobrar sem possuir a chave da moto. Este método deixou de funcionar tão bem quando os ladrões inventaram formas de burlar esse equipamento pouco sofisticado. Para evitar que isso seja recorrente, é necessário incrementar outras maneiras para complicar a vida do ladrão, como correntes travando as rodas ou até mesmo um cadeado no disco da moto que, consequentemente, irá travá-la ao girar. Estes são métodos rústicos mais comuns para motos de uso cotidiano e de baixa cilindrada.
3 - Trajetos
Todos deveríamos ter o direito de ir e vir com segurança, certo? Bom, deveríamos, mas isso não ocorre no Brasil atual. Como se não fosse o suficiente termos de nos cuidar com as motos estacionadas, temos que tomar cuidados quando estamos andando também. É necessário sempre estar alertar ao seu redor e não ficar “vacilando” em ruas escuras e pouco movimentadas. Para isso, escolha sempre com cuidado o seu trajeto e evite ruas que você sabe que ocorre um maior número de assaltos e furtos, além de estar sempre atento nos semáforos e nos retrovisores.
4 - Alarmes
Agora partimos para dicas nas quais é necessário um pouco mais de investimento. Os alarmes não custam muito caro se comparado ao valor que você investiu em sua motocicleta e ao ser acionado, é provavel que afugente os ladrões. É possível colocar em motos de baixa cilindrada também, o que é bastante comum.
5 - Imobilizadores
Estes equipamentos estão em alta atualmente, seja pelo aumento de furtos a motos, seja pelas pessoas estarem preocupadas com seus bens e tem pouca renda para investir em sua segurança. Os estabilizadores são uma ótima ferramente para complicar a vida dos ladrões e há diversos tipos de estabilizadores, como por exemplo, os estabilizadores de roda, de manete e inclusive da elétrica da moto. São recursos um pouco mais caros, porém funcionam corretamente e pode evitar que você tenha gastos muito mais altos ao ter que comprar uma outra moto.
6 - GPS/ Rastreadores
Este é um dos equipamentos mais caros, porém, o mais eficaz de todos. Vamos supor que você foi assaltado e os ladrões sumiram com a sua moto. Você fez o B.O e a polícia começa a procurar sua moto, porém, sabem que não será uma tarefa fácil. Aí que está a carta na manga dos GPS e rastreadores e, como o próprio nome já diz, ele irá encontrar sua moto onde quer que esteja. Diante disso, basta acionar a polícia e ir buscar sua moto novamente.